CREF5 lança aplicativo para profissionais de Educação Física

Data: 04/07/2019

Em meio ao evento “Café com CREF5”, a entidade lançou o app, que ajudará na avaliação física dos alunos

A ideia, agora, é garantir ainda mais segurança na hora de começar a treinar. O aplicativo “Pró-Saúde”, lançado no último sábado (29) pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF5-CE), se propõe a ser um protocolo para que os profissionais avaliem fisicamente seus alunos, na hora de iniciar um exercício físico.

Como explica o professor Dr José Pitanga, do CREF da Bahia, que ministrou palestra sobre o tema no evento “Café com CREF5”, o app reúne os principais métodos de avaliação física, já conhecidos pelos profissionais de Educação Física desde a faculdade.

Com o preenchimento de informações, como cadastro; a anamnese do cliente, com histórico de hábitos adquiridos; Par-Q e risco cardiovascular, o app gera um relatório que dirá ao profissional se o aluno está liberado, liberado com restrições ou não liberado para a prática da atividade física. Com o resultado, o profissional de Educação Física pode, inclusive, recomendar ou solicitar que o aluno realize uma avaliação médica.

“É uma ferramenta super importante, para que nós, profissionais de Educação Física, possamos ser empoderados para tomada da decisão da necessidade de uma avaliação médica ou não, antes de iniciar a prática do exercício físico orientado”, reforça Pitanga.

Segundo o presidente da Comissão de Educação Física e Saúde do CREF5-CE, Adriano Loureiro, é importante que o profissional de Educação Física tenha consciência de que uma avaliação pré-participação do aluno garante a segurança que nenhuma intercorrência aconteça durante o exercício físico. “Não se deve negligenciar possíveis problemas que possam ocorrer. Foi com este objetivo que o CREF5 está disponibilizando o APP Pró Saúde para todos os profissionais de Educação Física do Ceará. O primeiro passo para uma boa prática é a segurança”, frisa.

Para o presidente do CREF5-CE, Jorge Henrique Monteiro, lançar o aplicativo é também uma maneira de que o CREF5 encontrou para munir ainda mais o profissional de ferramentas que garanta segurança para a orientação do exercício físico. “Ganha o profissional, mas também a sociedade, pois o próprio aluno terá em mãos um relatório que atesta a sua aptidão para a prática”, declara.

O app já está disponível, gratuitamente, na play store para Android e, em breve, estará para o sistema IOS.