HISTÓRIA
A primeira reunião ordinária do CREF5 aconteceu na cidade de Fortaleza (CE), no dia 21 de novembro de 1999. A sessão foi presidida pelo presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), o professor Jorge Steinhilber, cuja posse solene aconteceu havia acontecido recentemente no dia 10 de janeiro de 1999, na abertura do 14º Congresso Internacional de Educação Física da FIEP, em Foz do Iguaçu-PR, junto à posse dos primeiros membros do CONFEF.
Com a reunião ordinária em Fortaleza, houve a eleição da primeira diretoria do CREF5, na qual o professor Antônio Ricardo Catunda de Oliveira foi eleito por unanimidade e tornou-se, então, o primeiro presidente do CREF5. A gestão do professor Catunda seguiu até o ano de 2006. Em seguida, após novas eleições, de 2007 a 2015, a presidência do CREF5 foi ocupada pelo professor Pádua Soares. E, desde 2016, também após eleições, o professor Jorge Henrique Monteiro (Coquinho) exerce a função de presidente, junto à diretoria e conselheiros eleitos.
O exercício do profissional de Educação Física, conforme o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), é pleno nos serviços à sociedade, no âmbito das atividades físicas e desportivas, em suas diversas manifestações e objetivos. Ele atua como autônomo e/ou em instituições e órgãos públicos e privados de prestação de serviços em atividade física, desportiva e/ou recreativa. Além disso, também age em qualquer local onde possam ser ministradas atividades físicas, tais como: instituições de administração e prática desportiva, unidades de educação, escolas empresas, centros e laboratórios de pesquisa, academias, clubes, associações esportivas e/ou recreativas, hotéis, centros de recreação, centros de lazer, condomínios e centros de estética. Ainda compõem esses espaços: clínicas, entidades e órgãos de saúde, “SPAS”, centros de saúde, hospitais, creches, asilos, circos, centros de treinamento desportivo, centro de treinamento de lutas, centros de treinamento de artes marciais, grêmios desportivos, logradouros públicos, praças, parques, na natureza e outros onde estiverem sendo aplicadas atividades físicas e/ou desportivas.
Pular para o conteúdo